quinta-feira, 26 de maio de 2011

Addicted Fãs: Séries Teens

Como vocês já sabem, toda quinta-feira é dia de Addicted Fãs, tá afim de ter um texto seu por aqui também? envie para seasonaddicted@gmail.com ... Chega de enrolar, vamos ao texto de hoje, que é do @BrunoFleuri:

Quem nunca torceu pelo nerdzinho apaixonado pela garota mais popular da escola ou então a sua versão feminina que era humilhada pelas líderes de torcida. Baile de formatura, drama queen teen e uma dose de bullying são apenas alguns dos elementos característicos do tipo de roteiro mais clichê da atualidade. Fato é que, todas as grandes produtoras de séries têm pelo menos uma atração do gênero em sua grade de programação.

Porém, as chamadas séries teens cada vez mais vêm aprimorando sua produção através de elementos como uma boa trilha sonora ou um roteiro mais incrementado e tem alcançado públicos mais, como vamos dizer... menos! Rs 

Atualmente a série teen mais popular (porém em decadência evidente) é Gossip Girl. A série agüentou duas temporadas intactas, tudo na base do #FF: figurino e festa. Que na verdade convenhamos é o que toda garota de 14 anos mais quer. Mas como toda Sandy um dia vira devassa, as meninas cresceram e assuntos mais pesados foram inseridos na trama como drogas treesome e homosexualismo. O que levou a uma terceira temporada só não menos sofrida que a quarta (atual).

No entanto a série renovou por mais duas temporadas e demitiu duas das atrizes que interpretavam as “deslocadas” do grupinho high society de Manhattan a Vanessa (Jessica Szohr) e Jenny Humphrey (Taylor Michel Momsen). A primeira foi cortada pela sem graceza do personagem enquanto que a segunda foi praticamente expulsa por mau comportamento. O que vem pela frente? Só deus sabe. 

Foto: Divulgação
The Hard Times of RJ Berger e Vampire Diares conseguem a incrível façanha de permanecer numa obviedade maior que a das meninas de NY e por isso vamos passar bem rápido por elas. The Hard Times ganha pontos pelas animações divertidas que aparecem em cada episódio e perde por forçar demais nos estereótipos que geram personagens rasos. Já nos diários do vampiro o destaque vai pro fim das narrações da leitura do diário da Elena Gilbert no início dos episódios, porque tudo tem limite né galera. 

Foto: Divulgação
A sériezinha bam bam bam do momento é definitivamente Glee que ganhou a crítica (vide as 19 indicações ao Emmy) e o público com seu discursozinho de valorização das minorias propagada através de músicas pop. Recentemente foi anunciado inclusive a produção de um filme 3d (medo do nariz da Rachel). O maior mérito da série são as sitcoms criadas com base no exagero da cultura americana. No geral vale a pena, a série embora com um grande número de personagens no cast principal consegue manter todo mundo em foco. Peca apenas pela supervalorização das músicas em detrimento do roteiro. Gostava mais da série quando era sobre minorias ao invés de homossexualismo. 

Foto: Divulgação
Não tão famosa quanto anterior, temos Skins que quase não parece uma série adolescente tamanho o apelo de drama/documentário que ela apresenta. A série britânica que já está na sua quinta temporada é marcada pela temática, “sexo e drogas” e mostra isso de forma explicita e chocante. Destaque pra trilha sonora que funciona quase como um segundo cenário. Falando em cenário a série apresenta se não uma das melhores fotografias dos shows de TV da atualidade. Vale ainda mencionar que a série é um celeiro de novos talentos como por exemplo Dev Patel (Protagonista de Slum Dog Millionaire). 

Foto: Divulgação
Água com açúcar ou não as séries teens estão aí pra ficar e vão durar umas boas décadas. A torcida é pra que aconteçam mais The OC’s e menos 90210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário